O QUE É UM MOVIMENTO JUDAICO?

VAMOS ENTÃO COMPARTILHAR O INÍCIO DE TUDO... O JUDAÍSMO SEMPRE FOI DIVIDIDO EM SEITAS/MOVIMENTOS JUDAICOS.

-Saduceus: Uma seita que existiu na Judeia desde o século II a.C. até a destruição do Templo em 70 d.C. Os saduceus tinham funções políticas, sociais e religiosas, como a manutenção do Templo.

-Fariseus: Uma das principais seitas judaicas no início do primeiro século d.C. Os fariseus acreditavam na ressurreição dos mortos na era messiânica. ( CURIOSIDADE: RAV Shaul - Apóstolo Paulo era FARISEU & O MESSIAS YESHUA TAMBÉM EM SUA PRIMEIRA VINDA ERA FARISEU) 

-Zelotes: Uma das principais seitas judaicas no início do primeiro século d.C.

-Essênios: Uma seita judaica menos influente no início do primeiro século d.C.

-Lev Tahor: Uma seita judaica ultraortodoxa que segue regras rígidas de alimentação e vestimenta.

- Seita do Nazareno A seita dos nazarenos era um grupo do judaísmo que seguiam os ensinamentos de Yeshua

EM 1734 COMEÇOU ALGO NOVO 

- SEITA CHASSÍDICA: O chassidismo desenvolveu na primeira metade do século XVIII na Europa Oriental, em reação ao judaísmo legalista e intelectualizado, pelo rabino Israel ben Eliezer, um místico, curandeiro, e xamã mais conhecido como o Baal Shem Tov (significando "Mestre do Bom Nome"), ou pela abreviação Besht.

-BRESLOV: O bisneto do Baal Shem Tov , Rabino Nachman de Breslov (às vezes chamado de Bratzlav, Breslau ou Bratislava) foi um dos mais criativos, influentes e profundos mestres chassídicos e o fundador da seita chassídica Breslover . Breslov é uma cidade na Ucrânia onde o Rabino Nachman passou o fim de sua vida, mas alguns dizem que o nome Breslov vem do hebraico bris lev , que significa "aliança do coração".


EM 2024 - 5785


-HATIKVAH: FUNDADA PELO RABINO YAKOV GONZALEZ, SANTIAGO GONZALEZ. COM A SUA CARISMA E ENERGIA O RABINO VEM LEVANDO UM JUDAÍSMO COM TESTEMUNHO EM YESHUA DE UMA FORMA CONTAGIANTE E VIBRANTE, ALCANÇANDO O O MUNDO AOS POUCOS.

DEVIDO A PROPORÇÃO DO DNA DA SUA PRÁTICA JUDAICA E FÉ, HOJE EM DIA O NOME DA SUA BEIT SE TORNOU O NOME DE UMA NOVA CORRENTE/SEITA/MOVIEMENTO JUDAICO QUE JÁ ESTÁ  REVOLUCIONANDO O MUNDO NA ESFERA RELIGIOSA.

LEVANDO O JUDAÍSMO COM TESTEMUNHO A YESHUA PARA JUDEUS & GENTIOS, ROMPENDO AS MURALHAS DA RELIGIOSIDADE.

MOVIMENTO HATIKVAH 

- SOMOS UM MOVIMENTO CONTAGIANTE, VIBRANTE QUE ZELA PELA ELEVAÇÃO DE ALMA PARA JUDEUS & GENTIOS.
 ALÉM DISSO LEVAMOS A ESPERANÇA ( HATIKVAH ), FAZER TESHUVÁ SEM ESPERANÇA DE UMA VIDA NOVA DE NADA ADIANTA. 

-Somos compostos por judeus, descendentes de judeus e não-judeus. - Levamos o ensino e a obediência aos Escritos judaicos da Torá (Pentateuco), dos Neviim (Profetas), dos Ketuvim (escritos) e da Brit Chadashá (Nova Aliança – Jr 31:31). Com base em tais Escritos, cremos ser Yeshua haMashiach o Messias de Israel e veículo da redenção do Eterno, sendo primeiramente enviado há 2000 anos como “Mashiach Ben Yossef”, mas que em breve voltará trazendo redenção e paz para os da Casa de Israel e para todas as nações como “Mashiach Ben David”.

-VIVEMOS GRANDES MILAGRES E VOCÊ VIVERÁ TAMBÉM! Cremos no Espírito do D’us criador e na manifestação e diversidade de dons e ministérios (Ex 31:3; At 2; 1Co 12).

-LEVAMOS A RESTAURAÇÃO PARA OS LARES, A LUTA CONTRA O  ANTISSEMITISMO E A LUTA CONTRA  A IDOLATRIA EM TODAS AS ÁREAS DA VIDA! 

A BEIT HATIKVAH é uma instituição de ensino bíblico voltada para a restauração de Israel e das nações (IGREJAS). Reconhecemos YESHUA (JESUS) como  O MESSIAS de Israel e veículo da redenção do Eterno para o mundo. Somos filiados a FLAME GLOBAL uma nova e famosa organização que implanta congregações messiânicas aos quatro cantos do mundo na liderança do RAV YAKOV GONZALEZ, SANTIAGO GONZALEZ. 

RESTAURAÇÃO?

Você sabia que existem promessas vivas e bênçãos escondidas por mais de 18 séculos da Igreja?
Estamos restaurando princípios bíblicos e judaicos, cheios de poder e unção, vividos pelos apóstolos no primeiro século, pela Igreja de YESHUA (Jesus) antes que ela saísse de Jerusalém e fosse para a Roma. Por que os cristãos romperam com Israel e se esqueceram das mais de 5.000 bênçãos do Antigo Testamento? Por que as igrejas denominadas cristãs não estão se apropriando de suas raízes judaicas e bíblicas, onde encontramos uma fonte riquíssima de qualidade e filosofia de vida, em uma Palavra viva e eficaz, trazendo soluções para nossos problemas diários? Por que os líderes cristãos não ensinam os princípios da Tanách (Antigo Testamento) aos seus fiéis? Estas e outras muitas perguntas você irá descobrir, estudando e voltando às raízes bíblicas de nossa EMUNHA (Fé), conhecendo mais profundamente o caráter do D'us de Israel e a Pessoa do Messias Yeshua (Jesus), expostos na entrelinhas do Antigo Testamento, na Torá, e nos livros dos Neviim (Profetas) e ketuvim (livros históricos e de sabedoria), o Tanách judaico. Pela GRAÇA da Nova Aliança, todos, sem exceção, podem usufruir das maravilhosas e abundantes bênçãos dadas aos judeus da casa de Israel.

JUDEUS MESSIÂNICOS DESDE OS DIAS DE JESUS

QUANTAS PESSOAS JUDIAS REALMENTE RECONHECERAM YESHUA AO LONGO DO RESTO DA HISTÓRIA?  

Havia entre 60.000-80.000 pessoas judias residentes em Jerusalém no primeiro século, e aproximadamente 6 milhões globalmente, então, embora muitos milhares tenham acreditado, o número ainda era apenas um pequeno remanescente entre os judeus do mundo na época. No entanto, o número foi significativo o suficiente para ser notado na história judaica. Josefo nos conta que o julgamento injusto e a execução de Yakov, irmão de Yeshua, que foi martirizado por sua fé em Yeshua em 62 EC, foi uma decisão impopular entre o povo. A maioria das pessoas conhece o famoso destaque rabínico chamado Saulo (Paulo) que saiu dos pés de Gamaliel para dedicar sua vida ao ensino sobre a vinda do Messias. Mas você sabia que o famoso Rabino Hillel II também se converteu a Yeshua no fim de sua vida? A confissão de Hillel II no leito de morte de Yeshua como Messias foi testemunhada por um de seus alunos rabínicos chamado Joseph de Tiberíades, que se converteu por meio do testemunho de seu professor. Havia crentes judeus liderando a igreja - por exemplo, na época de Cláudio César, um judeu chamado Euódio foi nomeado bispo de Antioquia pelo Apóstolo Pedro (outro discípulo judeu) até seu martírio em 68 EC. Evaristo foi outro mártir judeu e bispo de Roma por volta de 100 EC (Liber Pontificalis). Hegésipo era um crente judeu nazareno no segundo século, e um historiador da igreja primitiva. Embora outros líderes da igreja primitiva como Inácio tenham escrito contra a manutenção da prática judaica, as cartas de Inácio às congregações de Filadélfia e Magnésia mostram que havia muitas pessoas judias entre eles, algumas das quais haviam abandonado as práticas judaicas e outras que não haviam. Da mesma forma, os escritos antissemitas de João Crisóstomo indicam que havia crentes judeus em Yeshua que ainda mantinham a identidade judaica e as tradições de seus ancestrais até o quarto século EC, muito para sua frustração. Epifânio (303-403 EC) foi bispo de Constância em Chipre em seu tempo, e embora fosse judeu, ele se formou em círculos monásticos. Nessa época, a pressão sobre os judeus que acreditavam em Yeshua para se identificarem apenas como “cristãos” e renunciarem à sua identidade judaica era extrema. São Patrício (final do século IV a 461 EC) é considerado um judeu messiânico, de uma família que mantinha costumes e estilo de vida judaicos, como tradições de pureza ritual, celebração do Pêssach em vez da Páscoa e observância do Shabat. Tentativas de editar sua herança judaica da imagem durante um período de profundo antissemitismo na igreja não conseguiram cobrir completamente os rastros. A escassa evidência de crentes judeus após o quarto século se deve ao fato de que os crentes messiânicos judeus esconderam sua identidade judaica, em vez de deixarem de existir. No entanto, a partir da Idade Média, vemos cada vez mais evidências de pessoas judias seguindo Yeshua como seu Messias, especialmente nos últimos três séculos.


Alguns dos  judeus messiânicos mais notáveis do século XI até hoje:

Moses Sephardi / Petrus Alfonsi (1062-1110) foi um famoso médico judeu, escritor, astrônomo e polemista da Espanha, que publicamente declarou sua fé em Yeshua no dia de São Pedro, 29 de junho de 1103. Mais tarde, ele foi enviado para a Inglaterra para servir como médico da corte de Henrique I.


Gregory Abu’l Faraj (1226-1286), nascido em Melitena, era filho do Aaron, o médico judeu. Mestre de grego, siríaco e árabe, estudante de filosofia, teologia e medicina, tornou-se bispo ordenado de Gubos aos 20 anos, e mais tarde Maphrian da Igreja Oriental aos 40. Em sua morte, ninguém na igreja jacobita foi encontrado para igualar sua estatura espiritual. Ele foi apropriadamente chamado de Abu’l Faraj, que significa “pai do conforto”.   

Rabino Solomon Halevi (1351-1445) foi um médico respeitado. Ele examinou as profecias messiânicas e foi batizado aos 31 anos, adotando o nome Pablo de Santa Maria. Depois de estudar teologia, ele se tornou Arcebispo de Burgos. Infelizmente, Halevi se tornou cúmplice no tratamento severo de seu próprio povo e foi influenciado pelo antissemitismo na igreja na época. Outros crentes judeus acusados de antijudaísmo foram Nicholas Donin na França, Pablo Christiani e Hieronymus de Sancta Fide (Joshua Lorki) na Espanha, e Petrus Nigri (Schwartz) na Alemanha, mas a má interpretação de todo o contexto das polêmicas judaico-cristãs no século XIV contribuiu para a estigmatização imprecisa de todos os judeus messiânicos como apóstatas.   


Alfonso de Zamora foi um rabino espanhol que escolheu seguir Yeshua em 1506. Trabalhando com Paul Nunez Coronel e Alfonso d’Alcala, outros dois crentes judeus, ele se tornou o principal hebraísta entre os tradutores poliglotas da Bíblia durante o Renascimento. Johann Harzuge foi o primeiro a imprimir um Novo Testamento em hebraico em Cracóvia, na Polônia, em 1540. Nos anos seguintes, Paul Halicz, Paul Emulio e Michael Adam também produziram traduções em hebraico e ídiche do Novo Testamento.


Johannes & Stephan Isaac, pai e filho da Alemanha, decidiram seguir Yeshua em 1546. Johannes tornou-se professor de hebraico na Universidade de Colônia e Stephan um padre.


Rodrigo Lopez era um refugiado da Inquisição em Portugal que fugiu para a Inglaterra em 1559, mas se tornou crente e ascendeu a médico da Rainha Elizabeth em 1586.


Judah Jonah de Safed, mais tarde conhecido como Giovanni Battista Jona (1588-1678), tornou-se rabino assistente em Hamburgo, mas mais tarde foi batizado na Polônia em 1625. Ele foi para a Itália, onde se tornou professor na Universidade de Pisa e, mais tarde, um dos bibliotecários do Vaticano.


Malachi ben Samuel, um rabino polonês, veio à fé em Messias por volta de 1621, vários anos depois de ser impressionado por uma tradução em ídiche do Novo Testamento.


Theodore John de Praga era aluno e depois professor de Talmude e escritos rabínicos em Treves, na Alemanha, mas em 1692 declarou sua fé em Yeshua como Messias, declarando: “Descobri que a dita fé cristã está firmemente fundamentada na Palavra de Deus, e concorda com a fé do verdadeiro Israel anterior, na época dos Patriarcas, assim como a de Moisés e todos os Profetas; pelo que louvo a Deus, e me alegro de todo o coração nisso.”


Rabino Judah Monis foi a primeira pessoa judia a receber um diploma universitário na América (M.A., Harvard, 1720). Ele abraçou publicamente a fé em Yeshua em 1722 e ingressou no corpo docente de Harvard como professor de hebraico. Sua lápide diz: “Veja um ramo nativo de Jacó, que uma vez foi desgarrado de sua corrente de oliveira, enxertado novamente, da árvore viva”.


Michael Solomon Alexander (1799-1845) Crescido em Prússia em um lar judaico estritamente ortodoxo, ele rapidamente se tornou um professor do Talmude. Aos 21 anos, viajou para a Inglaterra como rabino, mas lhe foi dado um Novo Testamento. Depois de estudá-lo em segredo, ele acabou acreditando em Yeshua e foi dispensado de seus deveres rabínicos. Ele foi o primeiro bispo anglicano no Oriente Médio.


Benjamin Disraeli, Primeiro Ministro da Inglaterra (1804-1881), era um judeu convencido de que “Jesus veio para completar a ‘lei e os profetas’”. Ao longo de sua carreira no Parlamento, ele atacou publicamente aqueles com visões antissemitas, muitas vezes com sagacidade mordaz, e mostrou-se um orgulhoso sionista. Em uma declaração à Rainha Vitória, ele disse: “Vossa Majestade, eu sou a página em branco entre o Antigo Testamento e o Novo”.


Isaac Lichtenstein (1824-1908) era o Rabino Chefe da Hungria, que ficou surpreso com o que encontrou no Novo Testamento quando o leu, e veio à fé em Jesus. Em uma carta para seu filho, ele escreveu: “De cada linha no Novo Testamento, de cada palavra, o espírito judeu jorrava luz, vida, poder, perseverança, fé, esperança, amor, caridade, fé ilimitada e indestrutível em Deus”.

Joseph Rabinowitz (1837-1899) Este erudito do Talmude e advogado veio à fé em Yeshua em 1885 e, por meio de escritos e palestras, começou a influenciar judeus russos a se tornarem "Filhos da Nova Aliança". Ele formou uma das primeiras congregações messiânicas.   

Hans Herzl, filho de Theodore Herzl. Depois de crescer em uma escola judaica ortodoxa, ele veio a acreditar em Yeshua em 1924. O Baltimore Jewish Times relatou que "ele acreditava que se a ideia do nacionalismo judeu for levada a sua conclusão final, alguém pode ser um judeu cristão", mas que, devido a suas crenças, ele foi excluído do judaísmo.


Haham Ephraim ben Joseph Eliakim era um rabino em Tiberíades que veio a acreditar que Yeshua era o Messias após estudar as profecias bíblicas. Ele foi enterrado em Jerusalém em 1930 ao lado de um árabe cristão, com um repórter observando que "judeus e árabes foram colocados um ao lado do outro, e judeus e árabes estavam de cabeça baixa ao lado das duas sepulturas abertas, tocados e suavizados uns com os outros."


Mortimer Adler (1902-2001) era professor de Filosofia na Universidade de Chicago. Autor de numerosos livros sobre temas filosóficos, Adler se tornou um crente judeu aos 84 anos. "Temos uma fé lógica e consistente", ele diz. "Na verdade, acredito que [a fé no Messias] é a única fé lógica e consistente no mundo."


Hugh Montefiore (1920-2005) O tataraneto de Moses Montefiore, Hugh, foi criado em uma casa judaica tradicional, mas veio a acreditar em Yeshua quando adolescente. Ele serviu na Segunda Guerra Mundial como capitão na Artilharia Real, e mais tarde se formou na Universidade de Oxford. Ele então se tornou decano e palestrante na Universidade de Cambridge, depois serviu como vigário e posteriormente bispo na Igreja da Inglaterra.


Richard Wurmbrand (1909-2001) nasceu em uma casa judaica e, embora tenha começado a vida como ateu e intelectual, mais tarde se convenceu da verdade do Novo Testamento. Ele se tornou pastor de crentes judeus na Romênia, muitos dos quais pereceram no Holocausto. Ele foi preso e torturado por sua fé sob os comunistas por 15 anos antes de sua libertação eventual. Ele foi votado como um dos cinco maiores romenos de todos os tempos.


Bob Dylan nasceu em 1941, originalmente chamado Robert Allen Zimmerman (nome hebraico Shabtai Zisl ben Avraham), e veio a acreditar em Jesus na década de 1970. Em 2011, ele se apresentou em Tel Aviv e abriu seu show com a música "Vou Mudar Meu Modo de Pensar" de seu primeiro álbum abertamente messiânico, com a letra "Jesus está vindo. Ele está voltando para reunir suas joias".


Joseph Baruch Shulam (1946-) é de uma família judia búlgara que se estabeleceu em Jerusalém em 1948, mas 14 anos depois, ele veio a acreditar em Yeshua, o Messias. Ele estudou Bíblia, Arqueologia e Pensamento Judaico na Universidade Hebraica, e depois judaísmo e Pensamento Judaico na Yeshiva Diaspórica. Ele estabeleceu o Netivyah, uma organização reconhecida pelo governo de Israel, fornecendo uma ponte entre judeus e cristãos e judaísmo e cristianismo, e nutrindo a comunidade judaica messiânica em Israel.

Santiago Gonzalez  - RABBI YAKOV GONALEZ (1997)  é de uma família judia e teve a sua vida transformada ao reconhecer YESHUA COMO O MASHIACH na transição dos 14 para 15 anos de idade e hoje em dia com apenas 27 anos já é influencia em 8 países e é um grande implantador de congregações judaicas utilizando apenas a internet como a sua ferramenta principal! 

Hoje existem mais de 350.000 pessoas judias que amam e seguem Yeshua apenas em Israel, e muitos outros ao redor do mundo!


RABINO SÊNIOR

RAV YAKOV GONZALEZ, SANTIAGO GONZALEZ é o fundador da BEIT HATIKVAH & DO MOVIMENTO JUDAICO HATIKVAH. 
Um RABINO renomado que vem chamando atenção pela sua carisma e energia vibrante.

Filho de judeus, teve sua vida transformada ao reconhecer YESHUA COMO O MASHIACH na transição dos 14 para 15 anos de idade


VICE-PRESIDENTE

ZOHAR ARARAT,CELESTE DIAS é uma das fundadoras da BEIT HATIKVAH.

Filha de judeus, teve sua vida transformada ao reconhecer YESHUA COMO O MASHIACH junto com o amado filho Yakov. 

Siga-nos